O projecto consiste na beneficiação das duas margens do rio Tua em Mirandela (entre a Ponte Velha e a Ponte Europa), convidando as pessoas a frequentar e a conviver nas nossas margens com vista para o espelho de água, oferecendo-lhe novas funções.
O melhoramento das margens do rio Tua é um projecto importante para Mirandela devido à sua localização, o objectivo é fazer com que os visitantes e mirandelenses se apropriem do espaço e o utilizem de uma forma mais frequente, profunda e confortável, oferecendo um novo conceito de viver a cidade…
O Projecto será dividido em duas fases, sendo a primeira a intervenção na margem direita do rio e a segunda e última parte, compreende a margem esquerda. Caminhando pelas duas margens podemos perceber uma diferença não só estética mas também conceptual, na margem direita o objectivo parece ser o passeio, descanso, leitura e a contemplação do rio, na margem esquerda o espaço foi pensado para os desportos náuticos, divertimentos, o encontro e a interacção com o rio Tua.
A primeira fase do projecto tem um aspecto mais urbano e moderno, pretende-se a requalificação e valorização urbana e ambiental do jardim e do passeio, ao longo da margem da Alameda Rio Tua, através da preservação das espécies arbóreas, a colocação de novo mobiliário urbano, a marcação e mudança de pavimento, que permita a utilização deste espaço como um espaço de exercício físico ao ar livre (jogging), de lazer, cultura, contemplação e de pesca desportiva, garantindo-lhe o carácter de permanência, próprio do local.
A segunda fase do projecto consiste na reestruturação da margem esquerda do Rio Tua, a intervenção começa junto à Ponte Nova e termina no edifício da sede do Sport Clube de Mirandela.
O acesso viário ao cais será cortado e só será acessível aos pedestres e ciclistas, a intenção é de cortar o acesso viário junto à Ponte Nova.
A proposta tem como objectivo a criação de novos espaços de lazer, desporto e cultura, aproveitando um lugar pouco explorado, com uma óptima localização, implantando mobiliário urbano inexistente, criando novos espaços desportivos e de lazer.
Tendo tomado conhecimento que já está prevista uma intervenção por parte
da Câmara Municipal referente à primeira fase da minha proposta, gostaria de manter a restante proposta , seja a segunda fase de intervenção.
Posto isto ficaria a intervenção da Ribeira de Carvalhais até à Ponte Açude como objecto único de candidatura.
.